Facebook

sexta-feira, 22 de março de 2013

Há 50 Anos nascia 'Please Please Me' - Primeiro álbum dos Beatles


Dia 22 de Março de 1963 estava sendo lançado o álbum Please Please Me, o primeiro disco da maior banda de todos os tempos, os Beatles.

O álbum saiu depois do sucesso moderado de "Love Me Do", o primeiro single do quarteto que chegou ao 17° lugar da parada e do estrondo do segundo compacto "Please Please Me", esse sim o marco inicial da Beatlemania em terreno britânico, que chegou ao topo da maioria das paradas inglesas em janeiro. Não a toa o álbum teve como título a sua faixa mais conhecida.

Entre as 14 faixas do álbum o destque maior fica mesmo para a faixa título que como já dissemos foi o primeiro número 1 do grupo na Inglaterra. Entre as composições originais o outro grande clássico é "I Saw Her Standing There" um rock cru, básico mas também muito melódico que Paul McCartney adora cantar até hoje. Lennon brilha na balada "Misery" uma canção de melodia e letra simples, mas que já não deixa de apontar o compositor confessional que emergiria mais pra frente.

A agitada "There's A Place" também é das melhores músicas da fase embrionária do quarteto. Dentre as versões vale destacar além de "Twist And Shout" o bom gosto deles na seleção de canções.

"Anna (Go To Him)" do injustamente esquecido Arthur Alexander talvez seja a melhor delas, mas "Baby It's You" de Burt Bacharach e gravada originlamente pelas Shirelles não fica atrás.

Outro ponto de interesse estava no fato de todos no grupo terem espaço para brilhar. Ainda que as atenções recaíssem para Lennon e McCartney tanto Ringo Starr quanto George Harrison tiveram seus momentos para fazer o vocal principal (duas vezes no caso de George).

Ouça a faixa "Love Me Do", que em particular eu guardo um carinho por ela.


Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...