Facebook

quarta-feira, 17 de setembro de 2014

Introdução | Minha História com os Discos | Os 100 Melhores Discos Brasileiros de Todos os Tempos



Muitos devem pensar: - como é que uma pessoa de 28 anos pode fazer uma lista que contém os 100 Melhores Discos Brasileiros de Todos os Tempos com pouca idade? É possível sim, ainda mais que eu tive passagens por várias pessoas que me ensinaram e tornaram a Minha História com os Discos e a música em geral fundamental aumentando meu conhecimento.


Minha História com os Discos

Eu ainda era criança e meus pais sempre gostaram de ouvir músicas de bom gosto tanto nacional e internacional, mas confesso que a músicas internacionais tiveram mais marcas e deixaram mais lembranças, tanto que sou capaz de produzir uma lista também referente a músicas de fora de terras brasileiras. Havia uma paixão de meu pai por Roberto Carlos e toda a turma da Jovem Guarda e era rotineiro ouvir os seus discos e eu gostava muito de ouvir a cada dia um de seus discos no início dos Anos 90, mas as tardes ouvia mais as rádios populares que tocava muita música sertaneja e algumas modas na época como Daniela Mercury e Marisa Monte. O que era forte mesmo em casa se tratando de músicas nacionais era mesmo estes músicos que eu citei e não tive aquela proximidade com a MPB, conhecia nomes como Gil, Caetano, Chico, Gal, Bethânia, mas não fazia tanta questão de ouvir, até porque não entendia aquela linguagem, acredito que é bem normal isso, apesar de minha infância ouvir apenas músicas para jovens e adultos, pois aquelas canções infantis eram poucas e olha que eu gostei assim. Saindo de casa havia um amigo de infância que tinha seus irmãos mais que amavam o Rock nacional e foi lá que conheci algumas bandas como Capital Inicial, Kid Abelha, Ira!, mas as mais ouvidas eram Titãs e principalmente Legião Urbana que logo em 1996 teria seu fim após a morte de Renato Russo. Era bom ouvir estas músicas enquanto brincava e partiu dali o que seria um decreto do que eu poderia gostar dentro de alguns anos. Ainda passeando na rua havia aquele vizinho que amava sambas de raiz e outro vizinho que adorava as canções bem antigas de cantores que nunca foram grandes nomes e primeiros lugares das paradas de sucessos, mas havia nelas um bom gosto. No fim dos Anos 90 lembro dos amigos da escola que amavam ouvir e Racionais, Raimundos, O Rappa e Charlie Brown Jr e passei a ouvi-los também e apreciar mais seus discos. No início dos Anos 2000 eu concentrei minhas atenções a música internacional novamente e focava pouco nas canções nacionais, apenas aquelas que tocavam nas rádios Pop e foi assim por um bom tempo, os meus únicos focos que eu tinha referente a MPB era Maria Rita, mas em 2007 quando conheci mais Vanessa da Mata foi quando eu comecei a desviar olhares para a nova geração da MPB. No começo desta nova década aqueles artistas como Gil, Caetano, Chico, Gal e Bethânia chegaram enfim aos meus ouvidos e uma legião de discos passei a adquirir e ouvir em meu computador, mas não só estes artistas, passei a conhecer Os Novos Baianos, Secos & Molhados, Jorge Ben Jor, Os Mutantes, Cartola e ouvi com muito prazer seus antigos discos que tenho até hoje salvos em meu computador ou comprados em compilações e remasterizações especiais em CDs. Acredito que desde 2012 eu sinto que conhecimento de música popular brasileira está aguçada e descobri que os discos que ouvi são listados como um dos melhores e por isso que resolvi fazer a minha lista pessoal.



Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...