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segunda-feira, 15 de junho de 2015

Noventa Noventa's | 34 - Donkey Kong Country - Um Game a Frente do Tempo


Noventa Noventa's
Fato #34

Donkey Kong Country
Um Game a Frente do Tempo


Um dos mais incríveis jogos da história dos games com certeza é o Donkey Kong Country que é a primeira da saga DK. E porque eu citei como um game a frente a seu tempo? Pelos gráficos. Entenda: 

Gráficos

O jogo foi revolucionário em ser um dos primeiros jogos entre os principais sistemas de videogame da época a utilizar gráficos pré-modelados em 3D. Era uma técnica visual que foi utilizada também no jogo Killer Instinct, da Rare. Mais tarde, vários jogos também passariam a utilizar 3D pré-modelado com objetos em 3D completo. A Rare assumiu sérios riscos financeiros ao adquirir o caro equipamento de SGI utilizado para modelar os gráficos. Uma nova técnica de compressão desenvolvida localmente permitiu que fossem incorporados mais detalhes e animação a cada sprite em um determinado trecho da memória do que em outros jogos para SNES, melhor representando os gráficos pré-modelados. Tanto a Nintendo como a Rare se referem a esta técnica de animação como "ACM" ("Advanced Computer Modeling", ou "Modelagem Avançada por Computador").


História

Donkey Kong Country é um jogo de plataforma em 2D desenvolvido pela Rare, estrelando o personagem Donkey Kong. O jogo foi lançado no Super Nintendo Entertainment System em 1994. Após uma intensa campanha publicitária, a versão original para SNES vendeu mais de 9 milhões de cópias, fazendo deste o segundo jogo mais bem vendido para a plataforma. ste foi o primeiro jogo Donkey Kong a não ser produzido nem dirigido por Shigeru Miyamoto, o criador do personagem; ao invés, o jogo foi produzido por Tim Stamper, embora Miyamoto ainda estivesse envolvido no projeto.


Sinopse

Em Donkey Kong Country, Donkey Kong, ao lado de seu sobrinho e companheiro inseparável Diddy Kong, devem recuperar as bananas roubadas por King K. Rool e seus capangas, os Kremlings. Após verificar o vazio esconderijo de bananas, localizado logo abaixo de sua casa em Kongo Jungle, Donkey Kong embarca em uma aventura em sua terra nativa, a Ilha Donkey Kong. Enquanto coleta as bananas nas diferentes regiões da ilha, Donkey Kong deve derrotar vários inimigos, incluindo os repteis Kremlings, além de outras perigosas criaturas nativas da ilha. Ajudando-o em sua missão estão alguns dos outros Kongs da família: Diddy acompanha Donkey Kong em sua aventura, Cranky providencia dicas (e alívio cômico), Candy opera os pontos de gravação ao redor da ilha, e Funky oferece meio de transporte. Também apoiando Donkey Kong em certas ocasiões estão vários 'colegas animais' (o rinoceronte Rambi, a avestruz Expresso, o peixe-espada Enguarde, o sapo Winky, e o papagaio Squawks), cada um com habilidades diferentes. Após superar as diferentes áreas da ilha, Donkey Kong finalmente chega ao navio pirata Gangplank Galleon, onde o arquirrival de Donkey Kong e líder dos Kremlings, King K. Rool, o aguarda. Após derrotá-lo, o jogo termina, com a cena final mostrando o esconderijo de bananas de Donkey Kong em toda sua antiga glória, cheia de bananas novamente.




Trilha Sonora

O jogo possui algumas trilhas sonoras e muitas delas ficaram marcadas na história dos games por conta da boa produção e criação original de cada uma das trilhas. Uma das minhas favoritas e de muitas pessoas é da fase aquática que tem um som muito bonito e relaxante, ouçam:



O jogo teve uma publicidade altíssima, já que a Nintendo tinha uma confiança muito grande com a produção do jogo, por isso investiram pesado em propagandas. As vendas foram altíssimas e sequencias eram mais que esperadas e aconteceram. O primeiro jogo da Saga DK ganhou inúmeros prêmios e teve excelentes notas pela crítica.


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