Facebook

segunda-feira, 11 de janeiro de 2016

Carnaval Rio de Janeiro 2016 | Análise de Samba: União da Ilha do Governador



"Olímpico por natureza... Todo mundo se encontra no Rio"


Compositores: Barreto, Miguel, Marquinhus do Banjo, Roger Linhares, Paulo Guimarães, Dr. Robson, Jamiro Farias, Gugu das Candongas
Intérprete: Ito Melodia


Vem, chega mais perto, sente o meu calor
bem-vindo à Ilha do Governador
braços abertos, vou te ver chegar
os deuses, por Zeus abençoados
na terra onde o sol é mais dourado
é lindo o meu amanhecer
águas... que vão me banhar, serenas...
descendo ao encontro do mar
vem nas minhas ondas mergulhar

Trilhar caminhos de rara beleza
no solo sagrado, oh mãe natureza!
poder voar no azul do infinito
do alto sou ainda mais bonito

Ser carioca é tipo assim
paixão, prazer, amor sem fim
se misturar pela cidade
compartilhar felicidade
firma a batida na palma da mão
os jogos vão começar
já somos todos irmãos
os deuses querem ficar
e todo mundo cai no samba
na ginga, no batuque e no compasso
alô meu Rio, aquele abraço

Medalha de ouro a nossa União
bordada nos louros do meu pavilhão
a minha alegria encanta você
meu maior desejo é vencer ou vencer
Ilha... razão do meu viver


Análise do Samba

Esse é um daqueles sambas que quando passar a quarta-feira de cinzas será esquecido e talvez nem passarei a ouvir mais como acontece com sambas de outras escolas em outros anos, pois o samba da escola União da Ilha realmente não me emocionou, não me empolgou e como o samba é a alma de um desfile e é praticamente o que comanda o ânimo do público no sambódromo me deixa preocupado quanto ao resultado da escola. Não tenho nada contra a escola, pois gosto dela e tem feitos bons desfiles, assim como bons sambas como nos anos de 2012 e 2014, mas se voltar ainda mais no passado tem sambas memoráveis, porém desde que voltou ao Grupo Especial os sambas no seu geral são bem regulares. A letra desse samba quase é adequada totalmente ao enredo, mas não achei criativa e acho que o time de oito compositores não trabalharam tão bem para construir esse samba que me agradou apenas pouco do refrão principal. A melodia segue o ritmo da letra que passa por alguns momentos bons, mas quando passa nas estrofes não me anima ou empolga. Para completar a análise a voz é de Ito Melodia que está a frente do carro de som da escola há anos e não é um dos meus favoritos em questão técnica, mas tem carisma e irreverência e poderá surpreender no desfile oficial.




Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...