Facebook

sábado, 9 de janeiro de 2016

Carnaval Rio de Janeiro 2016 | Análise de Samba: Acadêmicos do Salgueiro



"A Ópera do Malandro"


Compositores: Marcelo Motta, Fred Camacho, Guinga, Getúlio Coelho, Ricardo Fernandes e Francisco Aquino
Intérprete: Serginho Do Porto, Leonardo Bessa e Xande De Pilares


Laroiê, mojubá, axé!
Salve o povo de fé, me dê licença!
Eu vou pra rua que a lua me chamou
Refletida em meu chapéu
O rei da noite eu sou
No palco sob as estrelas
De linho branco vou me apresentar
Malandro descendo a ladeira… Ê, zé!
Da ginga e do bicolor no pé
“Pra se viver do amor” pelas calçadas
Um mestre-sala das madrugadas

Ê, filho da sorte eu sou
Vento sopra a meu favor
Gira sorte, gira mundo, malandro deixa girar
Quem dá as cartas sou eu, pode apostar!


O samba vadio, meu povo a cantar
Dia a dia, bar em bar
Eis minha filosofia
Nos braços da boemia, me deixo levar…
Eu vou por becos e vielas
Chegou o barão das favelas
Quem me protege não dorme
Meu santo é forte, é quem me guia
Na luta de cada manhã
Um mensageiro da paz
De larôs e saravás

É que eu sou malandro, batuqueiro
Cria lá do morro do salgueiro
Se não acredita, vem no meu samba pra ver
O couro vai comer!



Análise do Samba

Um dos sambas mais finos e que vai contagiar muito na Sapucaí é o samba da Acadêmicos do Salgueiro que falará sobre o sujeito malandro que usa chapéu e linho branco. Outro samba que fez uma letra totalmente de acordo com o que li na sinopse por falar em letra temos dois excelentes refrões, principalmente o refrão "cartão de visita". O único ponto é na segunda estrofe em seu meio que freia aquilo que estava indo completamente bem. A melodia segue bem em todos os seus setores e só tem aquela freada na segunda parte da segunda estrofe e nos vocais temos Serginho Do Porto, Leonardo Bessa e Xande De Pilares que estão a um bom tempo na escola e já vem sendo uma marca e cria-se uma identidade de forma rápida após a saída de Quinho.


Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...