Facebook

terça-feira, 18 de abril de 2017

Grandes Discos Brasileiros | 'Roberto Carlos' - Roberto Carlos (1976)



Dia 19 de abril é o aniversário de 77 anos de Roberto Carlos e acho que não precisamos explicar o quanto ele é importante para a história da nossa música. São dezenas de discos e inúmeros sucessos que tocaram nas rádios, na televisão e no seu coração, sem falar das canções que são "lado B" e que apenas fãs e admiradores tem conhecimento. Obviamente Roberto Carlos não poderia ficar de fora da série Grandes Discos Brasileiros e se o projeto for bem a frente dá para incluir diversos de seus trabalhos.




Quem acompanha o Blog deve saber exatamente os discos que eu mais admiro da carreira de Roberto Carlos, mas vamos começar a falar do disco Roberto Carlos, de 1976 que tem grandes canções e todas as 12 faixas são espetaculares e tinha este disco quando criança e tenho boas lembranças da minha infância.

Deste disco a minha faixa favorita pode variar dependendo do momento que encontro na minha vida, mas destaco em primeiro lugar "O Progresso" que tem uma letra que é uma crítica ao avanço tecnológico e das coisas que os homens faz para que estes avanços seguem em frente como desmatar de forma criminosa ou poluir os rios fazendo com que as baleias morrem e no fim Roberto cita que queria ser civilizado como os animais que sofrem com a degradação.



A faixa que inicia o disco é "Ilegal, Imoral ou Engorda" que seria uma crítica aqueles jornalistas que escreviam falando que Roberto era uma má influência para a juventude e qualquer coisa que ele gostava ou era imoral, ilegal ou engordava.

Roberto não poderia deixar de cantar o romantismo e em "Os Seus Botões" ele interpreta de forma fenomenal o encontro de um casal em uma melodia impecável. O mesmo tom vemos na faixa "Você em Minha Vida" que tem uma letra muito bem composta.

A canção "Preciso Chamar Sua Atenção" assim como muitas letras são de sua autoria e do Erasmo Carlos, porém esta canção Erasmo também gravou. A canção é bem descritiva falando de um homem que tenta de todas as formas chamar a atenção de uma mulher.



Uma característica de Roberto Carlos bem peculiar é falar de uma mulher específica como a madrasta, a mulher de óculos, a índia, entre outras e neste disco ele canta "Minha Tia" e fala de dos seus tempos de infância na Tijuca e que essa sua tia de sangue ou não o ajudava.

O cantor Wando compôs  a canção "A Menina e o Poeta" e Roberto Carlos interpretou de forma impecável numa melodia fina e suave.


Faixas


Faixa Título Compositor(es)



1 Ilegal, Imoral Ou Engorda Roberto Carlos - Erasmo Carlos
2 Os Seus Botões Roberto Carlos - Erasmo Carlos
3 O Progresso Roberto Carlos - Erasmo Carlos
4 Preciso Chamar Sua Atenção Roberto Carlos - Erasmo Carlos
5 O Dia-a-Dia Néneo - Fred Jorge
6 Pelo Avesso Isolda - Milton Carlos
7 Você Em Minha Vida Roberto Carlos - Erasmo Carlos
8 A Menina E O Poeta Wando
9 Comentários Maurício Duboc - Carlos Colla
10 Minha Tia Roberto Carlos - Erasmo Carlos
11 Um Jeito Estúpido De Te Amar Isolda - Milton Carlos
12 Por Motivo De Força Maior Getúlio Cortes



Ouça o Disco



Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...